Por que investir?

Energia renovável é a melhor opção para assegurar uma eficiente matriz energética nos próximos anos. Os incentivos fiscais estão cada vez mais favoráveis, assim como a viabilidade dos sistemas renováveis. Além de cooperar com o meio ambiente, é uma eficiente forma de economia e gera inúmeros empregos.

Gerando Empregos

Hoje, mais de 7,7 milhões de pessoas no mundo trabalham na indústria de energia renovável. Em 2014, o Brasil atingiu quase 1 milhão de empregos verdes. A indústria solar fotovoltaica é a fonte renovável que mais oferece vagas, com 2,5 milhões já ocupadas.

Cada vez mais empregos são criados no setor. Os 10 países que lideram o ranking são China, Brasil, Estados Unidos, Índia, Alemanha, Indonésia, Japão, França, Bangladesh e Colômbia. A quantidade de empregos varia de acordo com o contexto regional, investimento da indústria e a crescente concorrência e avanços nas tecnologias renováveis e processos de fabricação.

Se todo o potencial de geração de eletricidade a partir do sol nas residências brasileiras fosse aproveitado, o Brasil produziria energia suficiente para abastecer mais de duas vezes seu atual consumo residencial. Além disso, as tarifas das concessionárias de energia estão cada vez mais absurdas. Conclui-se, portanto, que é o momento ideal para investir em energia solar.

Economia na conta de luz

As tarifas energéticas das concessionárias sofreram um aumento efetivo de 53% em 2015 e um aumento de 6,3% estimado para 2016. Entretanto, com a energia solar é possível produzir sua própria energia, garantindo uma economia de até 90% da conta de luz.

Cooperação com o Meio Ambiente

A interação entre a luz solar e o silício (semicondutor utilizado nos painéis fotovoltaicos) não produz resíduos. Além disso, a radiação solar é abundante e inesgotável, com grande potencial de utilização. O silício por sua vez é o segundo elemento mais encontrado na superfície terrestre. Percebe-se facilmente a viabilidade da aquisição de um sistema solar.

Além disso a produção de energia através dos sistemas fotovoltaicos não emite ruídos, pois não é gerada a partir de movimentos mecânicos. É um procedimento totalmente silencioso.